quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O FÍGADO

É um órgão grande  e está acima de todos os outros órgãos e intestinos abaixo do diafragma. É um órgão, assimétrico, como é comum no metabolismo (em princípio, tudo é duplo e simétrico). 
o fígadoO fígado tem dois lóbulos, dos quais o direito é o maior. É um órgão substancial de até 1,5 kg. Uma média de 1,5 litros de sangue por minuto flui através dele. Um fígado pode armazenar 20% do sangue. O fígado é o órgão metabólico por excelência. Existe uma forte capacidade regenerativa. Em animais, é possível que após a remoção da maior parte do fígado tenha crescido novamente em 6 semanas. Se um lobo do fígado é removido dos seres humanos, também pode crescer novamente por uma parte considerável. 
Água e forças da vida
.
O fígado é altamente perfundido e é muito rico em água, quase tão aquoso como o próprio sangue. Crescimento, frescor, vitalidade estão diretamente ligados à água. Antroposoficamente, falamos de forças da vida estão na água. E
O fígado é, portanto, um forte órgão vital etéreo. Na natureza, o mundo das plantas é permeado pela água e vitalidade. Os seres humanos e os animais possuem essa vitalidade dentro de si mesmos, mas também possuem outras qualidades características, como consciência e movimento. Mas o fígado ainda representa algo dessa qualidade vital da planta. O fígado é "a planta no homem".


Órgão venoso
Com um fluxo de veia dupla, o fígado é chamado de órgão venoso. Quase todas as veias da área digestiva são descarregadas no fígado. Uma corrente de sangue lenta e escura cheia de nutrientes absorvidos, que flui para o fígado, onde o alimento é processado. As veias e o fígado estão muito relacionados. Se as veias na parte inferior do corpo não são saudáveis, como hemorróidas e varizes, então é importante também apoiar o fígado. Isso ajuda a recuperar as veias.
O fígado está conectado diretamente ao coração, separado apenas pelo diafragma. O fígado é assim visto como uma estação intermediária entre intestinos e coração. O fígado mantém o ambiente interno, traz as concentrações de substâncias absorvidas, de fatores de coagulação, proteínas, colesterol, etc., exatamente o nível antes do coração, tudo em circulação.
Química
Muitas substâncias são produzidas no fígado. O fígado é chamado de "fábrica química". 
Existem conversões de carboidratos, a construção de proteínas e o metabolismo da gordura. 
O fígado pode converter qualquer coisa, como glicose em gordura e aminoácidos na glicose. As substâncias também são armazenadas e mantidas como estoque, por exemplo, de vitaminas A e B12 e, por exemplo, de ferro. 
A desintoxicação ocorre porque as substâncias açucaradas se conectam com as substâncias tóxicas e as tornam solúveis. Por exemplo, o nitrogênio é removido de proteínas e produtos de resíduos como bilirrubina, compostos de fósforo e hormônios são eliminados.
A forma do fígado 

O fígado é capaz de lidar com inúmeras substâncias e convertê-las.  
O éter químico ou o éter sonoro organizam a substância. Isso se torna visível nas chamadas figuras de som cladianas, que surgem através dos sons. Por volta de 1800, o físico e músico alemão Cladni mostraram isso.
O fígado 2014_html_m1d95c705
Isto é criado em uma placa de metal com uma camada de pó em cima. quando é vibrado, todos os tipos de formas.
O fígado 2014_html_m1d332ec4

Em nosso tempo, o pesquisador Lauterwasser fez algo semelhante com água. Ele colocou um alto-falante embaixo de uma bandeja de água. Por tons simples, formas bonitas são criadas na água. Seus experimentos revelam as forças da forma das vibrações sonoras na água. Algo parecido acontece no fígado. No fígado, toca música cósmica que organiza a matéria terrena.
Rudolf Steiner diz: "O fígado tem muito a ver com performances musicais, com a escuta de uma sinfonia".

O fígado 2014_html_4692a320
Fígado e bile, água e fogo
O fígado   tem uma polaridade:  Água e fogo!
Ele é um órgão noturno. Às 3 horas da noite, o ponto culminante da atividade biliar e 3.00 horas é o culminar da função hepáticaA diminuição da função hepática às 3.00 da manhã pode levar a um despertar precoce.
Órgão da vontade

O fígado permite a conversão de intenções em ações. Ele é o órgão metabólico por excelência e, portanto, é o órgão da vontade. Afinal, a energia é necessária para a força de vontade e isso vem do metabolismo. 
Em uma depressão, o fígado é enfraquecido, e muitas vezes ocorre que a vontade está enfraquecida.

"Órgão do Olfato"

Rudolf Steiner descreve que o fígado é um órgão sensorial para a dieta. O fígado é uma metamorfose do órgão olfativo, como sendo "o nariz para o metabolismo". Ele cheira o que está no meio ambiente; por exemplo, se o alimento é prejudicial. Se houver nutrientes nocivos, o fígado os mantém afastados e separa mais bile.
Nas pessoas mais velhas, o fígado é menos sensível. Como resultado, há mais chances de incluir câncer de estômago e cólon. 
"Fígado e alma"

Os processos do fígado também funcionam na área da alma . Se o fígado tem uma influência um tanto maior na constituição de uma pessoa, então vemos uma espécie de ser humano, de forte vontade e uma boa vida. 
Os temores que pertencem ao fígado têm a ver com a estagnação das forças vivas que fluem. Então a luxúria da vida e da vontade se afasta, e o poder para o futuro está enfraquecido. Há medo da vida, ansiedade social e outros.
Terapia

O fígado é parcialmente dependente da água. Beber água de boa qualidade é importante, assim como beber água suficiente.  É importante saborear bem a comida. E esse alimento também deve ser alimento saudável, sem aditivos químicos. 
O fígado também se beneficia muito com a boa noite de sono para que ele possa fazer seu trabalho sem ser perturbado.

Fonte: https://www.de-lemniscaat.nl/de-lever/

Um comentário: