terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Compressa quente de limão no Tórax

 Resultado de imagem para limão na terapia

Indicaçao: Bronquites, pneumonias, gripes e resfriados que atacam os brônquios.

Contraindicaçao: Ataque asmático (pode ser feito entre as crises por causa do muco) e insuficiência cardíaca.


MATERIAL NECESSÁRIO:
 1 litro de água fervente e 1 limão.   Tigela de vidro, faca e 01 copo.  Tecidos de algodão do tamanho do tórax do paciente. Pano externo e de lã.

PROCEDIMENTO:

 Arrumar a cama do paciente com os dois panos (intermediário e o de lã).  Lavar o limão com água morna. Colocar 01 litro de água quente na bacia.    O limão deve cortado e ser espremido dentro da água com ajuda de um copo de vidro (para amassar) e deve ter a casca com alguns cortes para que o óleo etérico  penetre na água.  É preciso trabalhar rápido para que a água não esfrie.   Mergulhar o pano de algodão enrolado na bacia. Torcer bastante (quanto mais seco, mais o calor é suportado e permanecerá por mais tempo.   Colocar a compressa a dois: o paciente deve sentar, trazer o pano embebido enrolado para as costas encostando-a várias vezes e depois ir desenrolando até o paciente suportar a temperatura.


 A compressa deve ficar bem esticada. Prender o pano intermediário e o de lã, por cima, de maneira firme, mas sem apertar,  Cobrir os ombros com a toalha para não entrar ar;  Aplicar diariamente até melhorar. De preferência no período da manhã.

Duração: 1 hora   com a compressa e 1 hora de repouso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário