domingo, 4 de setembro de 2011

Banhos Medicinais - Os sentidos também são portas para a saúde

Fonte:http://www.clinicavialis.com.br/terapias/externas_banhos_medicinais.php

O calor, os óleos e, principalmente, a água têm especiais poderes de cura que, aplicados em banhos medicinais, agem sobre o corpo físico e o sutil.
Esta antiga e agradável prática de saúde foi sendo paulatinamente banida dos tratamentos convencionais porque o materialismo abriu espaço para a medicina química, da matéria, em detrimento de uma atuação mais sutil, como o que se faz com a água dentro da proposta de SPA na sua essência – Sanum Per Aquam, ou cura pela água.
Além das ervas e flores, os banhos oferecidos  podem ser enriquecidos com leite, mel, ovos, frutas, cascas de madeiras e óleos essenciais que, na mistura certa, terão efeitos imediatos tanto na pele como no funcionamento dos órgãos e na própria psiquê.

Um bom exemplo é o banho nutritivo, recomendado para casos graves de estresse que incluem sintomas como esgotamento físico e mental, desnutrição, apatia e desvitalização. Executivos e pessoas cujo cotidiano exige um alto grau de desgaste, sem tempo para reposição de energia, têm buscado os efeitos deste banho, que são sentidos imediatamente e se prolongam no decorrer do dia.

Para tanto, a água da banheira é preparada com movimentos de lemniscatas (fazendo o desenho do símbolo do infinito, o oito deitado), ainda antes de receber os ingredientes de cura. Estes movimentos vão equilibrar as polaridades das moléculas da água, deixando-a mais vitalizada, pronta para receber o mel, o leite, o suco de limão e o ovo.

O ovo, por ser um alimento em estado germinal, tem a força de um futuro ser, é proteína pura, um vivificador. O mel fica na tênue fronteira entre o alimento e o remédio, atuando tanto no campo físico, ao ativar o calor, como no espiritual. O limão traz polaridade entre expansão e contração e, o leite, entra como fonte de alimento e nutrição.


Aconitum – Dores nevrálgicas de todo modo, dores de cabeça ou nevralgia de face.
Bétula – Neurodermite.
Camphora 5 % - Fraqueza circulatória com sensação de frio; constituição reumática.
Chamomilla e flor – 10% - Especialmente próprio para crianças, estados inflamatórios e espásticos na esfera do trato digestivo, pós-operatório e no tratamento de cicatrizes.
Chamomilla 1% - Estado de esgotamento, todos os tipos de fraquezas constitucionais.
Citrus – Fraqueza do tecido conjuntivo e seus sintomas, assim como descida de órgãos(ptose de órgãos), varizes, apoio para asma brônquica, rinite, refrescante na síndrome de Guillain-Barré.
Equisetum – Distúrbios na região dos rins e bexiga, especialmente na pouca eliminação, neurodermites, esclerose múltipla, eczema.
Eucalyptus – Doenças de resfriamento de órgãos respiratórios, hipersecreção.
Hypericum – Fraqueza constitucional.
Lavanda – Distúrbios circulatórios, paralisia, apoio na esclerose múltipla, insônia, calmante, stress.
Melissa – Fraqueza dos órgãos do baixo ventre, dismenorréia, hepatites, colecistopatia.
Oxalis – Fraqueza metabólica, especialmente com tendência para formação de cálculos na região do fígado, vesícula e rins. Estado pós-traumáticos (psíquicos).
Pinus – Adoecimento do trato respiratório, bronquite crônica, doenças de pele e de linfonodos em crianças, adiposidades, pletora, formação de cálculos nos rins e bexiga, endurecimento da personalidade.
Prunus spinosa e flor 5% - Esgotamento, todo tipo de fraqueza constitucional, frouxidão da pele e do tecido subcutâneo, fortificante na síndrome de Guillain-Barré.
Rosmarinus – Fraqueza metabólica, especialmente no diabetes, hipotonia, adiposidades e hiportemia, estimulante.
Banho nutritivo: Usado em pessoas magras, astênicas. Ótimo para crianças magras e abatidas. Desgaste em geral. Usado nas convalescências.
Banhos de Ondas (com luvas de sisal): Ativa a expiração e a circulação. Nos hipertensos, o banho deve ser mais suave e mais frio.
Banho hipertérmico: para doenças frias, esclerosantes e carcinomas.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, estou muito feliz com este blog.É uma porta para a expansão e divulgação da enfermagem antroposófica. Estou desenvolvendo minha dissertação de mestrado nesta área e peço ajuda de todos. Um abraço. Rúbia Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Boa tarde.
    Gostaria muito de aprender sobre a antroposofia em ambiente escolar. Onde posso fazer algum curso?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por pedagogia Waldorf. Neste momento estou fazendo em Campo Magro, PR

      Excluir